Prevenção de doenças: problemas que mais atingem a terceira idade

cura home care - cuidados
As vantagens da assistência domiciliar de saúde da Cura Home Care
29/11/2018

O caminho para uma velhice feliz é a prevenção de doenças

Todo mundo quer estar bem na terceira idade.Poder viajar bastante, curtir os netos, aproveitar a vida…  Por isso, o empenho na prevenção de doenças é importante para todos, jovens ou idosos.  Alguns fatores da vida moderna influenciam diretamente na qualidade de vida ao longo do tempo.

Tabagismo, alcoolismo, estresse , poluição, sedentarismo e alimentação ruim são apenas algumas das causas que favorecem o aparecimento de doenças.

Em muitos casos, a pessoa precisa de cuidados médicos especiais, como a atenção domiciliar em saúde.

Se você quer garantir uma vida longa e saudável, preste bem atenção no texto abaixo. Nós fizemos uma relação das principais doenças que afetam as pessoas principalmente na velhice. Veja quais são elas e  mude seus hábitos o quanto antes!

prevenção de doenças

Em muitos casos, surge a necessidade de atenção domiciliar em saúde

1.Doença Arterial Coronariana

Acontece quando os principais vasos do coração são danificados. Essa é a doença mais comum entre as pessoas da terceira idade e entre as principais causas estão:

●       Fumo

●       Pressão alta

●       Colesterol alto

●       Diabetes

●       Sedentarismo

As artérias ficam mais estreitas, dificultando a passagem de sangue para o coração. Quando uma artéria coronária é  bloqueada totalmente pode causar um ataque cardíaco, que pode ser fatal.

 

2.AVC

O Acidente Vascular Cerebral acontece quando um vaso sanguíneo no cérebro é interrompido e não consegue mais fazer com o que sangue circule.  A causa da obstrução pode ser um coágulo de sangue(AVC Isquêmico) ou uma hemorragia(AVC hemorrágico).
 Um acidente vascular cerebral pode deixar sérias sequelas, de alterações na face a perda de memória,  e levar até mesmo à morte, dependendo do caso.

3.Diabetes

Esta doença crônica está se tornando cada vez mais comum, por causa dos hábitos alimentares ruins da população. Os níveis de açúcar ficam tão altos, que podem causar ataques cardíacos, problemas renais, cegueira, entre outras consequências.
A prevenção do Diabetes está diretamente ligada ao estilo de vida, que deve incluir alimentação saudável e exercícios físicos. Existem 2 tipos mais comuns da doença
.Tipo 1
O pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina.

.Tipo 2

A forma como o corpo processa o açúcar do sangue é ineficiente.

4.Doenças de Parkinson

75% dos casos de Parkinson começam depos dos 60 anos. A principal causa é a diminuição da produção de dopamina, uma substância química que ajuda na transmissão de mensagens entre as células nervosas.
Esse distúrbio neurológico atinge principalmente os homens, afetando os movimentos e causando tremores.

5.Doença de Alzheimer

O Alzheimer é a principal causa de demência. A doença neuro-degenerativa causa a perda das funções cognitivas, afetando o aprendizado, a orientação, a linguagem e a capacidade de compreensão e a memória.

A pessoa com Alzheimer fica cada vez mais dependente de ajuda para realizar atividades básica, como fazer a própria higiene e se alimentar. Muito mais do que apenas cuidados básicos, o quadro exige atenção domiciliar especializada.

6.Doenças Pulmonar Obstrutiva Crônica

É uma doença respiratória progressiva que não tem curar. Entre o sintomas estão tosse crônica e dificuldade de respirar. Geralmente é causada pelo hábito de fumar.

Os pulmões ficam inflamados, dilatando as vias respiratórias. O problema traz como consequência o enfisema e a bronquite.

Pessoas com DPOC precisam de cuidados especiais, muitas vezes com aparelhos respiratórios. A atenção domiciliar também é recomendada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *