A importância de planejar o dia da pessoa com Alzheimer

ALZHEIMER
07/10/2019
Como melhorar a comunicação com a pessoa com Alzheimer
30/10/2019

Um dia planejado, sem estresse e correria, faz bem para qualquer pessoa… E para quem tem Alzheimer, uma rotina estruturada traz ainda mais benefícios, independente do estágio da doença.

Ao pensar antecipadamente nas atividades que serão realizadas, o dia a dia fica mais tranquilo e prazeroso para o paciente e para toda a família.

Com a repetição de ações dia após dia, a pessoa com Alzheimer passa a ter uma noção melhor do passar do tempo. 

Outra vantagem do planejamento é diminuir a ansiedade, reduzindo comportamentos comuns como a inquietação e a perambulação. Ao ganhar mais tranquilidade, a qualidade de vida também aumenta!

Como fazer o planejamento

Antes de começar o planejamento, é importante responder a alguns questionamentos:

  1. O que a pessoa gosta de fazer?
  2. Quais são suas habilidades?
  3. Quais são seus interesses?
  4. Em qual horário do dia a pessoa se sente melhor?
  5. Como é a qualidade do sono?

Depois, pense no objetivo de cada atividade, lembrando sempre que a ideia não é tratar o paciente como criança e sim levar mais significado ao seu dia a dia.

Também é importante envolver a família no processo, para que a pessoa se sinta mais amada e inserida no contexto da casa. 

No princípio, pode até parecer difícil  criar atividades para uma pessoa com Alzheimer. Mas coisas simples podem trazer mais alegria e motivação! 

Ler o jornal, dar uma caminhada, fazer algum artesanato, ver o pôr do sol, ouvir música, visitar um amigo… São atividades comuns que quando são inseridas na rotina diária podem transformar o cotidiano.

Não esqueça:

.Insira períodos de descanso entre as atividades. Se a pessoa parecer muito desinteressada, distraída ou até mesmo irritada, pode ser hora de fazer uma pausa.

.Ter uma rotina diária estruturada não significa deixar a agenda fechada para acontecimentos espontâneos! Por isso, seja flexível em alguns momentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *