COMO ORGANIZAR A CASA PARA O PORTADOR DE ALZHEIMER

Como melhorar a comunicação com a pessoa com Alzheimer
30/10/2019

Adaptar a casa para o portador de Alzheimer é uma das medidas mais importantes a serem tomadas pela família. A organização pensada para atender às necessidades da pessoa ajuda a todos!

É essencial que essa mudança ocorra aos poucos. Se for feita da noite para o dia, pode deixar a pessoa com Alzheimer perdida.

O fundamental  é que o ambiente proporcione paz, segurança e o máximo de autonomia possível para o paciente.

Saiba como melhorar a comunicação com a pessoa com Alzheimer

Cores

Escolha sempre cores claras para as paredes, evitando muito estímulo. O ambiente deve ser clean e bem arejado.

Mantenha os produtos usados pelo paciente sempre com as mesmas cores. Por exemplo: se a pessoa usa sabonete rosa para tomar banho, procure sempre utilizar sabonetes da mesma cor.

Se os talheres têm cabos vermelhos, nunca troque para talheres de cor diferente. Este princípio vale para pratos, copos, toalhas, embalagem de xampu, etc.

Essa organização em cores facilita a memorização e a rotina da pessoa com Alzheimer.

Sinalização

Locais perigosos, como escadas, precisam ser sempre muito bem sinalizados, destacando sempre cada degrau.Para facilitar a rotina diária, vale a pena sinalizar também os cômodos da casa com setas e placas indicativas.

Móveis e Objetos

Evite quedas e escorregões retirando todos os tapetes da casa. Para dar mais firmeza, instale barras de segurança perto do chuveiro e do vaso sanitário. 

Mantenha o espaço de circulação da casa sempre livre, sem móveis e objetos entulhados. Na cozinha, nunca deixe objetos cortantes e pontiagudos à mostra.

 De um modo geral, mantenha móveis e objetos que têm valor sentimental para a pessoa com Alzheimer. Eles aumentam a sensação de conforto e preservam no ambiente o aspecto de lar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *