Benefícios do exercício físico para a saúde mental de idosos

Benefícios do exercício físico para a saúde mental de idosos

Praticar atividade física regularmente é fundamental e traz vários benefícios para a nossa saúde. O exercício auxilia na manutenção do peso corporal, reduz o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, metabólicas e alguns tipos de câncer, além de fortalecer os nossos ossos e músculos e melhorar a saúde mental.

Se você já passou dos 65 anos, deve saber que a prática de algum exercício físico é melhor do que nenhuma. Mas se você convive com alguém nessa faixa etária ou está se aproximando dela também precisa saber a importância e os benefícios do exercício físico para a saúde do nosso cérebro.

Qual é a recomendação de exercício para os idosos?

Essa é uma dúvida muito comum quando está se aproximando dos 65 anos. Afinal, as pessoas fazem o possível para evitar algo que cause dor e comprometa sua qualidade de vida, como uma queda ou fratura.

Uma caminhada diária de intensidade moderada durante a semana, por exemplo, já impacta positivamente a sua saúde. Mas, além dos exercícios aeróbicos, é importante trabalhar o fortalecimento muscular e a capacidade de equilíbrio do paciente semanalmente.

Quais são os benefícios do exercício físico para a saúde mental?

Os benefícios do exercício físico para a saúde do nosso cérebro podem ser percebidos imediatamente após uma sessão de atividade física de intensidade moderada à vigorosa. Redução da ansiedade, melhora da qualidade do sono e das funções cognitivas são apenas alguns dos efeitos positivos agudos de sua prática.

Em longo prazo, a atividade física também promove melhorias nas habilidades de planejamento, organização e monitoramento, inibição ou estímulo de alguns comportamentos, iniciação de tarefas e controle emocional. São vários os estudos científicos que demonstram que o exercício auxilia na redução dos sintomas de ansiedade e depressão.

E quando se fala sobre saúde mental e exercício físico em idosos, os benefícios são percebidos como melhora da função cognitiva e estão associados às funções executoras, processamento de velocidade, atenção, memória e a capacidade do paciente em acessar e utilizar informações adquiridas ao longo do tempo.

O exercício físico como forma de melhorar a memória

As memórias episódicas são as primeiras que começam a se perder conforme o indivíduo envelhece e estão relacionadas a eventos ou experiências pessoais que ocorreram em algum momento do passado.

O declínio dessas memórias autobiográficas é muito comum em pacientes com Doença de Alzheimer e está associado à diminuição da capacidade de realizar atividades cotidianas e maior isolamento social. Porém, diversos estudos têm demonstrado que a prática de exercícios aeróbicos auxilia na melhora da saúde do cérebro e dos fatores que parecem contribuir para o maior risco de desenvolver a Doença de Alzheimer ao promover o aumento do volume e conectividade do hipocampo, uma estrutura cerebral envolvida na formação e na consolidação de memórias.

Um estudo recente sugere que a prática regular de exercício físico pelo menos três vezes na semana pode ser suficiente para cuidar dessas memórias autobiográficas. Essa mesma pesquisa demonstra que quanto mais cedo for criado o hábito de se exercitar, maior será o impacto na memória do paciente. No entanto, os pesquisadores deixam claro que ainda há muito para se estudar acerca dos mecanismos e os benefícios do exercício físico associados à memória.

Ao longo do texto, trouxemos alguns dos benefícios do exercício físico relacionados à saúde mental e demos mais atenção aos seus efeitos na memória. Mas sua importância transcende a nossa capacidade de recordar dos fatos marcantes de nossas vidas, podendo ser um importante aliado no combate à depressão e ansiedade e na qualidade de vida do idoso.

A Cura Home Care pode ser a sua maior aliada! Nós contamos com uma equipe multidisciplinar especializada para garantir o melhor apoio médico e psicológico, e tudo isso no conforto da sua casa.

Referências científicas:

Centers for Disease Control and Prevention (CDC). Benefits of physical activity. Disponível em: https://www.cdc.gov/physicalactivity/basics/pa-health/index.htm. Acesso em: 09 jan. 2023.

Centers for Disease Control and Prevention (CDC). Physical activity is essential to healthy aging. Disponível em: https://www.cdc.gov/physicalactivity/basics/older_adults/index.htm. Acesso em: 09 jan. 2023.

Aghjayan SL, Bournias T, Kang C, Zhou X, Stillman CM, Donofry SD, Kamarck TW, Marsland AL, Voss MW, Fraundorf SH, Erickson KI. Aerobic exercise improves episodic memory in late adulthood: a systematic review and meta-analysis. Commun Med (Lond). 2022 Feb 17;2:15. doi: 10.1038/s43856-022-00079-7.

Zhang S, Zhen K, Su Q, Chen Y, Lv Y, Yu L. The Effect of Aerobic Exercise on Cognitive Function in People with Alzheimer’s Disease: A Systematic Review and Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials. Int J Environ Res Public Health. 2022 Nov 25;19(23):15700. doi: 10.3390/ijerph192315700.

Gostou do conteúdo? Compartilhe:

Posts Relacionados